sexta-feira, 22 de junho de 2007

Adolescente vira estrela da web com blog contra Bush

Publicado por Redação em 13/04/07

Entre os pacifistas e ativistas antiBush o nome de Ava Lowery é famoso. A garota de 16 anos é uma estrela do mundo dos blogs (sua página, www.peacetakescourage.com, recebe mais de 30 mil visitas por dia) devido às suas mensagens contra a guerra do Iraque.
Do seu quarto rosa em Montgomery, no Alabama, Ava recorta e cola imagens, cria músicas e vídeos dos campos de batalha no Iraque, com soldados feridos e efeitos especiais bastante eficazes.As cenas dramáticas dos quatro anos de guerra fizeram de Ava uma estrela pela coragem com que comenta e ataca os fatos e os personagens.
George W. Bush é o seu alvo preferido, a quem chama de "mentiroso".
A jovem atraiu a atenção dos meios de comunicação norte-americanos; foi assunto de reportagem do jornal "The New York Times" e foi entrevistada pela rede de televisão CNN.Ava vive com os pais, um irmão mais velho e três irmãs mais novas. Sua família é muito religiosa (evangélica pentecostal), mas a adolescente declara ser "mais liberal". Não freqüenta a escola; preferiu estudar em casa, atitude que não é incomum nos Estados Unidos.As regras são bem claras: durante o dia, dedica-se aos os estudos e não pode trabalhar no seu site. Algumas vezes, Ava quebra a regra e usa a pausa do almoço para acessar o seu blog.Ela diz que possui os mesmos interesses que qualquer jovem. "Sou uma adolescente normal, mas também me interesso por política. Quando vou ao cinema com os meus amigos não penso na guerra", disse.Mesmo assim, para comemorar o seu aniversário de 16 anos, Ava organizou uma manifestação na praça da cidade contra a guerra do Iraque.Apesar de chamar a atenção e de ser admirada pelo seu ativismo, a jovem não é uma unanimidade. Ava recebe mensagens maldosas e até ameaças de morte de partidários de Bush."Não definiria meu site como antiguerra, mas a favor da paz e principalmente pró-tropas. Devemos ter um plano para sair e estabilizar o Iraque.
Não podemos destruir um país e deixá-lo arruinado", defende a jovem.
Fonte: Corumbá Online

Nenhum comentário: