terça-feira, 26 de junho de 2007

"Crime terrível"

EUA indiciam 8 marines por massacre de Haditha


CAMP PENDLETON (Reuters) - Os militares norte-americanos indiciaram na quinta-feira quatro marines por homicídio e quatro outros por acusações relativas à morte de 24 civis desarmados na cidade iraquiana de Haditha, em novembro de 2005.

Leia abaixo o texto


O incidente, que testemunhas descreveram como um massacre contra homens, mulheres e crianças, foi um dos mais graves casos de abusos de militares norte-americanos contra civis no Iraque.
O caso contribuiu, ao lado do escândalo dos abusos contra presos em Abu Ghraib, para abalar o prestígio norte-americano, atraindo condenação internacional.
O advogado do sargento Frank Wuterich disse que ele foi indiciado em 13 acusações de homicídio.
Wuterich comandava um esquadrão suspeito de ter cometido os crimes em Haditha e, segundo seu advogado, pode ser condenado à prisão perpétua.
Os outros acusados de homicídio são o sargento Sanick Del Cruz e os cabos Justin Sharratt e Stephen Tatum.
Os outros quatro foram indiciados por não terem denunciado ou investigado os assassinatos.
"O relato do incidente NA cadeia de comando acima foi impreciso e impontual", disse o coronel Stewart Navarre a jornalistas, anunciando os indiciamentos.
Em agosto, Wuterich, 26 anos, moveu ação contra o deputado democrata John Murtha porque o parlamentar declarou que tropas dos EUA haviam "matado civis inocentes a sangue frio".
Agora, os acusados passarão por uma audiência na qual um juiz militar decidirá se há provas suficientes para montar uma corte marcial.
A audiência ainda não foi marcada.
Testemunhas iraquianas dizem que os marines balearam os civis dentro de suas casas para vingar a morte de um cabo norte-americano que havia sido partido ao meio por uma bomba que atingiu um comboio militar nos arredores de Haditha, cerca de cem quilômetros ao norte de Bagdá.
Os advogados de defesa contestam essa versão, alegando que o esquadrão se envolveu numa violenta batalha em Haditha depois da explosão da bomba, e que os civis podem ter morrido acidentalmente no caótico confronto.
Houve dois inquéritos sobre o caso, um em torno das mortes propriamente ditas, e outro sobre a suspeita de que oficiais tentaram falsificar detalhes do incidente.
Neste ano, o presidente norte-americano George W. Bush prometeu que haveria punição a qualquer marine culpado de balear civis no Iraque.
O primeiro-ministro iraquiano, Nuri Al Maliki, qualificou o incidente de Haditha de
"crime terrível".
(Reportagem adicional de David Morgan em Washington)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2635001-2635500/2635093/2635093_1.xml

Nenhum comentário: