sexta-feira, 22 de junho de 2007

Músicos usam a Web para cantar contra a guerra




O que os músicos Tom Zé e Lenny Kravitz têm em comum?




Ambos se inspiraram na guerra que tomou conta do Iraque e colocaram na Web o resultado do trabalho. Assim como eles, R.E.M, Beastie Boys e Zach de la Rocha também lançaram músicas de protesto recentemente.
Kravitz foi o mais novo a entrar no hall dos "indignados", ao liberar ontem a canção We want Peace no site
Rock the Vote.




"Não haverá paz se não tentarmos", diz ele em um dos trechos da música.



A canção foi feita em parceria com o músico pop iraquiano Kadim Al Sahir e tem participações do palestino Simon Shahenn (instrumentos de corda) e do libanês Jamey Hadded (percussão).
O grupo de rock R.E.M também entrou na onda ontem, dia em que lançou seu novo trabalho, The Final Straw, no endereço
REMHq.




"Essa é a mais forte voz que eu pude mandar daqui", escreveu o vocalista Michael Stipe no site.




"Estamos rezando por todas as pessoas envolvidas, pelas tropas, pelos civis iraquianos, refugiados e prisioneiros de guerra, pelas famílias das tropas e pelos inocentes".



Zach De La Rocha, ex-Rage Against The Machine, se juntou ao DJ Shadow para fazer o single March of Death. Ao contrário da maioria, La Rocha pega bem mais pesado ao falar do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.




"Esse moleque, sem escrúpulos e selvagem, quem irá prender essa besta de volta?", diz um dos versos da canção, que é uma artilharia de frases contra o líder norte-americano.



No Brasil, o baiano Tom Zé resolveu comprar a briga pelo Iraque.




Companheiro Bush é o nome da sua nova canção, disponível no site da gravadora Trama, na qual ele canta: "Talvez um parafuso, que tá faltando nele, melhore aquele abuso.




Um chip que desligue, aquele terremoto, aquela coqueluche".



Radiohead, Beastie Boys e Madonna



Já os britânicos do Radiohead, de acordo com o site da New Musical Express, tiraram o nome do novo disco da banda de um famoso slogan de protesto contra Bush, que voltou a ser usado nas marchas antiguerra.



Hail To The Thief era o que diziam os manifestantes no final da eleição presidencial norte-americana de 2000, quando o resultado dos votos no Estado da Flórida foi marcado por várias recontagens, suscitando até a desconfiança de que a eleição estava sendo roubada a favor de Bush.



O CD do Radiohead será lançado no Brasil em meados de junho e algumas das faixas já foram apresentadas aos fãs, por meio de shows e transmissões via Internet.



Os Beastie Boys romperam cinco anos de jejum para gravar In a World Gone Mad.... Os fãs podem conferir o resultado no site beastieboys.com, junto com a letra da música e algumas declarações do trio.



E entrando de cabeça no novo estilo "politizada", a pop star Madonna estréia em abril seu novo disco, American Life, em cuja capa ela aparece à la Che Guevara.



Em entrevistas recentes, a cantora se disse pacifista - nem contra Bush, nem pró-Saddam - e sua porta-voz comentou que a faixa-título do disco é uma "declaração forte e corajosa sobre os Estados Unidos e o mundo".




A canção foi posta na Internet antes de começar a tocar nas rádios, na última segunda-feira.



Quarta, 26 de março de 2003, 13h00

Nenhum comentário: