sexta-feira, 29 de junho de 2007

EUA MATAM SETE CRIANÇAS NO AFEGANISTÃO

18/06/2007 - 09h25
Bombardeio de escola religiosa mata sete crianças no Afeganistão
CABUL, 18 jun (AFP) - Sete crianças morreram em um bombardeio aéreo contra uma madrasa (escola religiosa) e uma mesquita no sul do Afeganistão, ambas sob suspeita de abrigar combatentes da Al-Qaeda, anunciou a coalizão um dia depois do mais grave atentado suicida cometido no país.
Além disso, os combates, com participação da aviação aliada, prosseguiram no sul do país, na província de Helmand, foco da insurreição talibã.
A coalizão liderada pelos Estados Unidos anunciou ter matado dezenas de rebeldes, um balanço sem números exatos que não pôde ser comprovado por nenhuma fonte independente.
"Na província de Paktika (sudeste), as forças afegãs e da coalizão executaram uma operação no domingo no distrito de Zarghun Shah, que culminou com a morte de vários militantes e sete civis, assim como a prisão de dois militantes", afirma um comunicado da coalizão.
"Segundo um primeiro relatório, sete crianças faleceram durante um ataque aéreo contra uma madrasa", acrescenta a nota, que também ressalta "danos leves" em uma mesquita adjacente.
Procurada pela AFP, a coalizão se recusou a fazer qualquer precisão sobre os "combatentes da Al-Qaeda".
Um porta-voz, Chris Belcher, os acusou de "ter utilizado a mesquita e os civis inocentes como forma de proteção".
As autoridades locais afirmaram não ter informações sobre a operação.

As forças americanas estão no banco dos réus por vários "erros" ou "danos colaterais" cometidos desde o início do ano e que provocaram as mortes de dezenas de civis no Afeganistão.

Esta operação foi executada depois de um ataque suicida em Cabul contra um ônibus da polícia que deixou 35 mortos, o pior atentado neste país desde a queda do regime integrista dos talibãs no fim de 2001.Este atentado foi o quinto em três dias no Afeganistão.
A onda de ataques deixou 49 mortos, entre civis e policiais, além de um soldado holandês.
Nos quatro primeiros meses do ano, entre 320 e 380 civiles faleceram em atos violentos no Afeganistão, cometidos tanto pelos insurgentes como pelas forças internacionais, segundo a missão da ONU em Cabul.
Na semana passada, os ministros da Defesa dos 26 países da Otan se comprometeram em Bruxelas a "minimizar" as perdas de civis afegãos.
"Estamos conscientes de que as perdas civis podem minar nossos esforços em todos os campos, segurança, reconstrução e desenvolvimento", afirmou uma fonte da Otan que pediu anonimato.

No final de abril quase 50 civis morreram em bombardeios das forças americanas na região oeste do país, segundo as Nações Unidas.

Na noite de domingo, um soldado norueguês foi ferido a tiros na província de Fayab (noroeste), região onde os ataques são pouco freqüentes.

Fonte:http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2007/06/18/ult34u183646.jhtm

Nenhum comentário: