quarta-feira, 20 de junho de 2007

DIA MUNDIAL DOS REFUGIADOS


20 de Junho de 2007

Dia Mundial dos Refugiados


A 4 de Dezembro de 2000, a Assembleia Geral da ONU referiu que 2001 assinalava o quinquagésimo aniversário da Convenção de 1951 sobre o Estatuto dos Refugiados e que a Organização de Unidade Africana (OUA) concordara em que o Dia Internacional dos Refugiados coincidisse com o Dia dos Refugiados de África, ou seja, 20 de Junho.

Decidiu-se que, a partir de 2001, se celebraria, a 20 de Junho, o Dia Mundial dos Refugiados (resolução 55/76).



Desde que existem as guerras, as perseguições, desde que reina a discriminação e a intolerância, há refugiados. Eles são de todas as raças, de todas as religiões e podemos encontrá-los em todas as regiões do mundo. Obrigados a fugir porque receiam pela sua vida e pela sua liberdade, os refugiados abandonam muitas vezes tudo o que têm - casa, bens, família - e o país rumo a um futuro incerto em terra estrangeira.


Papa conclama líderes mundiais a aceitarem refugiados

O papa Bento XVI conclamou líderes mundiais a aceitarem os refugiados que buscam asilo em outros países.

Para o pontífice, aceitar e cuidar desses refugiados representa um "respeitoso gesto de solidariedade humana".

O apelo do papa foi feito hoje, data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar o Dia Mundial dos Refugiados.


"Do fundo do coração, eu espero que espero que esses nossos irmãos e irmãs tão castigados pelo sofrimento recebam asilo e tenham seus direitos reconhecidos. Aproveito para convidar os responsáveis pelas nações a ofereceram proteção àqueles que se encontram nessa delicada situação de necessidade", declarou Bento XVI.


O apelo do papa foi feito em sua audiência publicada semana no auditório Paulo VI, na Cidade do Vaticano.

O pontífice qualificou os refugiados como "pessoas forçadas a fugir de seus países por causa de perigos realmente ameaçadores".

Um documento divulgado na terça-feira pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) revela que o número de refugiados no mundo aumento de 8,7 milhões de pessoas em 2005 para 9,9 milhões de pessoas no ano passado.
CNN: «Guerra no Iraque prejudica refugiados»
2007/06/20 11:40

«Crise aumenta, segundo as Nações Unidas, que lançaram um novo alerta no Dia Mundial dos Refugiados.
Desde 2006, 1,5 milhões de pessoas foram obrigadas a deixar as suas casas»

Nenhum comentário: