quarta-feira, 20 de junho de 2007

FATOS DA HISTÓRIA

Após a segunda guerra mundial, dois blocos distintos de países se constituíram, de um lado o bloco capitalista liderados pelos Estados Unidos e de outro o bloco comunista liderado pela União Soviética.
Cada lado passou a defender seus interesses e a procurar se fortalecer cada vez mais.
Os dois blocos não chegaram a se enfrentar diretamente mais havia muitas hostilidades e tensão política entre eles por isso, esse período foi chamado de guerra fria.
Graças a essas medidas de caráter econômico, Político e Militar, tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética criaram blocos ou áreas de influência, isto é, um conjunto de países aliados, bloco liderado pelos Estados Unidos, países da Europa Ocidental, da América Latina (menos Cu
ba), numerosos países da África da Ásia e da Oceania.
Esses países adotavam o sistema econômico capitalista ou de economia de mercados.

UNIÃO SOVIÉTICA
Reuniu sob sua liderança um grupo de países chamados socialistas - esse bloco de países da Europa do Leste, alguns países da África e da Ásia além de Cuba adotavam o sistema de economia planificada.A China adotou o socialismo a partir de 1949, foi aliada a União Soviética até 1958 depois rompeu, passou a percorrer um caminho próprio.
Notamos que a política mundial das superpotências era os pontos estratégicos para futura base militar caso houvesse uma guerra mundial.
Estados Unidos e União Soviética países muitos bem armados com grande arsenal nuclear e tecnologia militar Fazem o primeiro teste do poder mundial após a segunda guerra, Cuba para garantir a sua segurança diante da ameaça Norte Americana, Cuba procurou e obteve apoio da União Soviética e de outros países socialistas.
Em 1961 o Governo de Cuba assinou acordos com de cooperação com a URSS, China e outros países do bloco socialista. Em 1962 os EUA decretaram o bloqueio econômico e político a Cuba que perdura em grande parte até os dias atuais.
Em 1962, os EUA detectaram a presença de mísseis de origem Soviética em Cuba, as mais sérias crises da guerra fria o governo americano determinou o bloqueio da ilha (Cuba) por vários dias. A União Soviética liderada por Kauchev recuou e retirou os mísseis de Cuba.
Um acordo secreto assinado na ocasião determinou que Moscou não estabeleceria em Cuba uma base nuclear soviética em troca os nortes americanos se comprometeram a não intervir nos assuntos internos de Cuba.
CONFLITOS ARMADOS ENTRE CORÉIA DO NORTE E CORÉIA DO SUL.
Após a segunda guerra o país foi dividido em duas partes, Coréia do Norte Comunista e Coréia do Sul Capitalista em 1950 os comunistas do norte invadem o sul tentando unificar o país tornando-o todo comunista.
A super potência EUA - URSS entram em conflito, EUA foram em socorro da Coréia do sul e os chineses entraram na guerra ao lado dos comunistas da Coréia do Norte.
OBSERVAÇÃO - depois de três anos de guerra, a ONU conseguiu estabelecer uma trégua, Coréia voltou a ficar dividas em dois países.

GUERRA DO VIETNÃ DO NORTE
Vietnã do Norte área de influência da União Soviética Vietnã do Sul, área de influência dos Estados Unidos.
Observe por um acordo esta divisão deveria durar até o ano de 1956, quando seriam realizadas as eleições gerais e os dois Vietnãs seriam unificados, criando um só país.
Segundo a história, EUA temendo a unificação do Vietnã Norte e Sul, impediram as eleições. Vietnã continuou dividido.
É preciso entender a história das superpotência defendia os pontos estratégicos para servir de bases militares para a 3ª guerra mundial o conflito Vietnã do Norte apoiado pelos comunistas Vietnã do Sul militarmente apoiado pelos Estados Unidos, mas os Estados Unidos estava convencidos de que, se os comunistas tomassem o Vietnã em seguida controlariam também outros países da região para impedir que isto acontecesse, os EUA começaram a enviar cada vez mais ajudar militar ao governo de Saigon conforme amostra a tabela a seguir:

1965
1966
1967
1968
Pessoal Militar
184.300
385.300
485.300
536.100
Mortos em Ação
1369
5008
9378
14592
Feridos em Ação
6114
30093
62025
92820

Fonte: Nelson Basic-Olic. Guerra do Vietnã. São Paulo: Moderna, p. 1998, p. 26.

O Presidente dos Estados Unidos Richard Nixon em 1973 negociou um acordo que encerrava a participação Norte americana no Vietnã.
Três anos depois nascia a República Socialista do Vietnã com capital em Hanói.
Alguns historiadores registram o número de mortes na Guerra do Vietnã acerca de cinqüenta e oito mil Norte-Americanos.
Os Estados Unidos, ao bombardear o Vietnã despejaram bombas em número maior do que todos os países na segunda guerra mundial.

UMA NOVA POLÍTICA AMERICANA PARA O MUNDO GUERRA FRIA
A derrota dos Estados unidos na guerra do Vietnã, os Estados Unidos foi o vencedor da guerra fria criando uma nova política.
O Muro de Berlim foi construído em 1961 por ordem dos países comunista, foi então derrubado em 1989, devemos registrar 1980 neste momento a situação econômica da União Soviética e da maioria de outros países comunistas começou a se agravar, tiveram início então profundas mudanças políticas, com a queda do regime socialista tanto a União Soviética, quanto em outros países socialistas em 1992, a economia das repúblicas que compunham os países socialistas começou a ser mudada para uma economia capitalista ou de mercado o mundo globalizado com política neoliberal já é hoje uma página do passado os Estados Unidos a superpotência mundial com a guerra do Iraque - ABRE outra página desastrosa na história política mundial - destacamos um esforço da ONU na luta contra a guerra do Iraque por uma solução pacífica.

BRASILEIROS VÍTIMAS DA GUERRA FRIA
O nosso leitor fez uma avaliação dos fatos da história.As ditaduras militares, no ano de 1950 eram fruto da Guerra Fria esta provocou o acirramento da tensão em várias regiões do mundo. No Brasil cria-se a doutrina de segurança nacional.De acordo com as diretrizes da doutrina caberia aos militares latino-americanos a tarefa de combater os comunistas, os partidos de esquerda e as lideranças sindicais, essa política resultou em vários golpes de Estado e na implantação de regime militares em diversos países latino-americanos. O primeiro golpe ocorreu no Brasil em 1964 - Uruguai em 1972 - Chile em 1973 - Argentina 1976.

A PÁGINA NEGRA DA HISTÓRIA DO BRASIL -
GOVERNOS AUTORITÁRIOS
Ato institucional nº 5. Presidente-Ditador: Artur da Costa e Silva em 13/12/1968. Anunciado pelo seu Ministro da Justiça da época, Dr. Antonio da Gama Silva entra em vigor I-5 resultados finais.
Durante o regime militar houve TORTURAS, MORTES e PRISÕES ILEGAIS e 5.785 sanções políticas, entre elas:

1774 - Trabalhadores demitidos
1167 - Funcionários aposentados
1062 - Cidadãos sem direitos
750 - Militares reformados
154 - Militares na reserva
127 - Brasileiros banidos
565 - Mandatos cassados
500 - filmes censurados
450 - Peças de teatros censuradas
200 - Livros e dezenas de telenovelas e muitos documentários censurados.

O grande número de brasileiros que foram mortos e/ou desaparecidos pela ditadura militar até a presente data não foram contabilizados. Seus restos mortais tiveram destino ignorado.Os governos brasileiros democráticos com restabelecimento do estado de direito, concederam várias leis de anistia. Nosso destaque especial ao governo Fernando Henrique concede a anistia geral aos militares e civis vítimas da última guerra fria.

O GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSOA lei da anistia pela medida provisória nº 2151-3 MP 065 constitui a mais importante obra do seu governo, só foi possível com o fortalecimento da nossa democracia a eleição e posse do primeiro governo da esquerda brasileira.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVAAs mudanças políticas do Brasil hoje só foram possíveis pelo fortalecimento da nossa democracia, criando uma nova doutrina e tirando militares da vida política partidária colocou os militares nos quartéis guardião da nossa pátria e da nossa soberania do inimigo externo.

OBSERVAÇÃO:
A primeira anistia foi criada pela Lei nº 6683/79, pelo último governo militar no poder. O governo José Sarney deu continuidade promovendo abertura política e a transição da Ditadura para a Democracia, constituindo o estado de direito. Teve o parlamento a grande participação pela Assembléia Nacional Constituinte, criando a Constituição Cidadã do Brasil. Os vários presidentes que sucederam, assinaram leis de anistia a determinadas classes. O destino político do governo Fernando Henrique Cardoso, completou o ciclo na indenização daqueles que morreram, muitos deles desaparecidos políticos. Pelas medidas provisórias já citadas, completou anistias, gerando benefícios indenizatórios a todas as vítimas da Guerra Fria. Por isso, temos consciência que a maior obra do seu governo foi humanitária.
CONCLUINDO
A organização não governamental de defesa e proteção dos refugiados, exilados e presos políticos, tem no seu projeto lutar pela libertação dos presos políticos em várias partes do mundo estes são vítimas dos governos autoritários e totalitários, na nossa página fatos da história vai dar consciência ao nosso leitor quantas vítimas, por mortes, mutilados presos políticos, mortes de crianças por fome doenças a crueldades das guerras às lutas armadas, digo as guerras civis de grupos fortes grupos na defesa do poder econômico, torna uma agressão aos direitos humanos. Milhares de brasileiros são vítimas ou foram vítimas da guerra fria.

http://www.refugiados.org.br/consideracoes.htm


PROGRAMA DA ONG


Lutar pela libertação dos ativistas políticos de vários países que lutam por um Estado de Direito e pelo regime democrático representativo de várias ideologias, aonde o poder seja constituído pelo respeito à oposição em eleições livres, periódicas e transparentes.
O símbolo desta ONG são todos os presos políticos, refugiados e exilados anônimos, mas homenageamos o grande líder Nelson Mandela, que teve 27 anos de sua vida encarcerado na África do Sul que lutava contra o racismo.Foi prêmio Nobel da Paz 1994. Cnsagrado presidente da África do Sul pelo voto livre, mudando a história de anos e anos de um governo de minoria branca.
Temos consciência da crise mundial, de governos totalitários e autoritários, ditadores de várias ideologias que permanecem no poder por crime de violação aos direitos humanos e vamos construir um oposição pacífica a estes citados, solicitando do poder judiciário brasileiro, por meio de advogados competentes, o impedimento ao visto de entrada no território brasileiro por crime de violação aos direitos humanos embasado nas convenções que o Brasil é segnátario junto a ONU. Vamos abrir e avançar uma página na política mundial humanitária porque criminosos não podem ficar impunes dos seus crimes.
O Brasil tem um potencial na zona rural para colocar os refugiados em um projeto rural por cooperativa entre eles com os seus familiares construindo riquezas, porque a nossa população, segundo o IBGE, é de 19% no campo. Para tanto, contamos com a sua parceria, com seu apoio a nível nacional e internacional. Nosso estatuto, incorpora todo o patrimônio desta ONG, em caso de insolvência ao governo.
Agradecimentos,
José Átila Santos Presidente Anistiado Político


Nenhum comentário: