sábado, 30 de junho de 2007

A INTERNET E AS LUTAS NO ORIENTE MÉDIO

Imagem do site de contagem de corpos no Iraque http://www.iraqbodycount.net/
Ninguém mais duvida da importância que a Internet tem para o mundo atual. Nem nas fileiras da esquerda e muito menos na direita. Não sabemos mais viver sem a rede mundial, a “teia” de computadores interligados. É certo que boa parte da população da terra, talvez metade dela, ainda não tenha acesso às vantagens da rede. Mas, olhando pelo outro lado, pelo menos três bilhões de pessoas têm acesso, de alguma forma, ou de casa, ou do seu trabalho, ou em locais chamados de cyber café ou lan house. Nossa coluna de hoje traz alguns endereços comentados, a partir de contatos que mantemos sistematicamente com vários países do mundo, sobre a questão do Oriente Médio. Vamos dar os endereços de páginas muito interessantes na internet, divididas em seis grandes blocos:
1. páginas relacionadas com a luta no Iraque;
2. páginas relacionadas com a questão palestina e algumas feitas por judeus;
3. páginas de apoio à causa árabe de um modo geral;
4. páginas que clamam pela condenação de Bush e Blair.
É a nossa forma de contribuir para todas essas lutas, às quais estamos envolvidos. Só lamento que a grande maioria dessas páginas sejam todas em inglês. Algumas têm a opção de versões de conteúdo em espanhol.
1. Sites sobre a questão do Iraque

Site da Resistência Iraquiana:
http://www.iraqresistance.net/
É uma página feita na França, cujo conteúdo maior é todo em francês. As versões em inglês e espanhol têm menos conteúdo. É feita por membro da direção da Resistência e da Insurgência, sejam eles sunitas, xiitas ou cristãos, ou ainda sem religião. O que os unifica é a exigência da retirada das tropas anglo-americanas de ocupação. É ricamente ilustrada, com fotos.
Site do Tribunal Internacional do Iraque:
http://www.worldtribunal.org/
É a página do Tribunal Internacional que julgou as violações das convenções internacionais sobre a guerra contra o Iraque e a sua ocupação. Ele vem sendo alimentado desde 2003 e concluiu seus trabalhos em junho último, na cidade de Istambul na Turquia, onde Bush e Blair foram duramente condenados. É composto por entidades em todo o mundo, intelectuais, religiosos e pessoas progressistas e patriotas de todos os países. Realizou pelo menos 15 sessões nacionais em diversos países. Os militantes do Cebrapaz - Centro Brasileiro de Solidariedade pela Paz - estão empenhados em construir no Brasil um tribunal semelhante, para ser instalado ainda no segundo semestre, com apoio das maiores e mais importantes entidades da sociedade civil organizada deste país. Nesta página podem ser assistidos vídeos sobre as sessões do Tribunal e fotos de todos os países que instalaram as sessões nacionais.
Site de contagem de corpos no Iraque:
http://www.worldtribunal.org/
Esta é uma página feita por ingleses contrários à guerra. Ganhou destaque nos jornais do mundo inteiro com a divulgação de que os americanos ocupantes do Iraque mataram quatro vezes mais civis do que a própria insurgência com os seus ataques às tropas americanas e seus colaboradores. Eles se propõe a contar os corpos das pessoas mortas. Usam diversas fontes como referência e por isso divulgam números “mínimos” e “máximos”, pois não é uma contagem precisa. Começaram a fazer isso por uma declaração infeliz, mas convicta, de um dos generais chefe da ocupação, que disse que eles não podem fazer isso (contar corpos). Há uma pequena parte do site que é feita em português. Vale a pena vê-la e navegar sobre ela.
Site Eletrônico da guerra contra o Iraque:
http://electroniciraq.net/news/
Na mesma linha do site que falaremos abaixo, o Eletrônico da Intifada Palestina, este site é feito por jornalistas e veteranos de guerras dos Estados Unidos, mas que hoje são pacifistas e contrários a qualquer tipo de guerra. Totalmente em inglês. Em junho de 2003, quando iniciou sua campanha pela retirada das tropas, chegou a receber até um milhão de visitações na página, muito bem elaborada, com muitos recursos, banco de dados, relatórios, fotos. Muitos de seus elaboradores, são correspondentes e alguns moram no Iraque e países da região, prestando assim um grande serviço contra a guerra de Bush. A atualização do site é praticamente diária.
Site pela retirada das tropas do Iraque:
http://www.troopsoutnow.org/
Feito por americanos e veteranos de guerra, é um dos mais poderosos nos Estados Unidos. O site não é tão cheio de dados e de recursos, mas vale pelo banco de imagens, de banners, de fotos, de modelos de outdoors, que podem ser salvos em qualquer computador. São os publicitários americanos se esforçando contra a guerra e prestando um serviço a favor da paz. Site totalmente em inglês. As pessoas podem se cadastrar no site para receber material e assinar petições no ar pela retirada das tropas.
2. Sites sobre a questão Palestina
Site eletrônico da Intifada Palestina:
http://electronicintifada.net/new.shtml
É a página eletrônica da Intifada Palestina. É feita por um coletivo de palestinos, mas sem ligação direta com a Autoridade Nacional. Muito bem feita, visual muito bonito, chamativa, instrutiva, com um grande acervo de documentos e fotos, imagens, banners, cartazes, filmes etc. infelizmente, apenas na versão inglesa.
Site da História da Palestina:
http://www.palestinehistory.com/
É o melhor site sobre a história da Palestina que conheço. É feita por um palestino nascido nos Emirados Árabes Unidos em 1968, mas expulso das terras de seus antepassados que moravam em Gaza há mais de 700 anos. Seu nome é Esam Shasha, de 37 anos, que edita a página. É muito bem feita, muito ilustrada e, claro, é firme defensora do direito histórico dos palestinos àquelas terras. Eles concentram a contagem da história a partir de 1900, quando inicia a forte imigração judaica, com apoio do sionismo, para as terras Palestinas, então ocupadas pelos turcos, que posteriormente passariam às mãos dos britânicos na divisão do Oriente Médio feita a partir dos tratados de San Remo e Versalhes de 1922.
Site do Palestine Monitor:
http://www.palestinemonitor.org/nueva_web/
É um bom site também, feito por palestinos militantes de uma ONG, chamado “Rede Palestina Não Governamental”, formada de militantes e ativistas da luta palestina, formada a partir de setembro de 2000, quando se inicia a segunda Intifada palestina. Muitos são advogados. Não tem vínculos com a ANP e, também na maioria de seu conteúdo, é toda em inglês, mas nada que uma boa navegada, os internautas não possam localizar fotos, imagens, vídeos e banners que possam ser utilizados amplamente no dia-a-dia.
Site da Campanha Mundial contra a Construção do Muro de Israel: http://www.stopthewall.org/
É o site oficial da campanha mundial contra a construção do que vimos chamando de “Muro da Vergonha” de Israel. É feita tanto por palestinos, como seus apoiadores em várias partes do mundo. Ela angaria inclusive donativos, pede ajuda para que a página seja amplamente divulgada. As pessoas podem se cadastrar para receber o boletim eletrônico sobre a campanha. Há farto material, imagens, notícias, artigos, vídeos, desenhos que podem ser aproveitados, de livre uso.
Site do Centro Israelense de Informações e Direitos Humanos para os Palestinos: http://www.btselem.org/English/index.asp
Este é um site feito por uma ONG judaica, chamada Centro Israelense para os Direitos Humanos nos Territórios Ocupados. É feita em hebraico, mas é integralmente traduzida m seu conteúdo para o inglês. Existe desde 1989 e é composta por membro do parlamento israelenses, jornalistas, acadêmicos e intelectuais progressistas. Vale a pena. Tem muitos recursos à disposição.
Site contra a Ajuda Militar Americana à Israel:
http://www.stop-us-military-aid-to-israel.net/
Este também é um dos sites mais interessantes na luta palestina. É feito pelo esforço de dois cidadãos, um e origem palestina, o Sami Abuhamdeh e pelo israelense Benjamin Balak, economista e professor. É um site de campanha para que se interrompa os recursos financeiros dos Estados Unidos para Israel. Alguns estimam esse valor desde 1948 em mais de 1,5 trilhão de dólares. Esses recursos servem para reprimir cada vez mais os palestinos em suas terras. Este site e esta campanha é apoiada por mais de 21 outras grandes entidades e páginas na Internet, também disponível no site. As pessoas podem assinar a campanha e divulgarem a mesma em seus sites pessoas ou de entidades.
Site do Comitê Israelense contra a Demolição de Casas palestinas: http://www.icahd.org/eng/
Este também é um site feito por judeus, que se colocam contra a demolição de casas de palestinos, feitas a partir dos tratores da empresa Caterpilar dos EUA, chamados de “buldozzers”. Foi um desses tratores que esmagou a ativista dos direitos humanos americana, Rachel Courrie, cujo trator passou por cima de seu corpo em 2003, esmagando-a completamente. O endereço acima é da versão em inglês, pois o site é feito oficialmente nas línguas árabes e hebraica. É feito por uma ONG que se proclama contra a violência e de “ação direta”. Também fartamente ilustrado.
3. Sites de apoio à causa árabe em geral
Site do Comitê de Solidariedade com a Causa árabe (em espanhol):
http://www.nodo50.org/csca/
É um dos sites feitos em espanhol, engajados na causa do povo árabe, de sua luta. Ele deriva do jornal Nação Árabe, existente há 18 anos. O site em si tem apenas cinco anos de existência. As pessoas podem se cadastrar para receber boletins informativos e podem ter acesso a charges, desenhos, pôsteres, fotos relacionados com a luta dos árabes contra a opressão, contra a ocupação de suas terras. Desse site as pessoas podem navegar por dezenas de outros relacionados e de boa qualidade, na área da resistência iraquiana, da luta dos palestinos. Muito bem elaborado e mostra uma relação harmoniosa com os árabes que vivem na Espanha, país ocupado pelo império árabe por quase 700 anos seguidos.
Site do projeto de Informações e Pesquisas do Oriente Médio: http://www.merip.org/
É o site oficial do Centro de Informações e Pesquisas para o Oriente Médio. Ainda que totalmente em inglês, este site é derivado de uma entidade que já existe há 32 anos, sendo originário a partir de uma publicação de 1971, do jornalista francês Eric Rouleau. É uma ONG, sem fins lucrativos e tem sede em Washington, EUA. Esse site edita o Boletim “Relatório do Oriente Médio”, uma das mais respeitadas publicações sobre o tema, que já esta em seu número 235 (verão de 2005).
4. Sites contra Bush e Blair e contra a Guerra
Site do Julgamento Popular de Bush, nos EUA: http://www.peoplejudgebush.org/
Existem diversos sites na Internet que se propõe a fazer oposição a bush e a blair. Este se propõe a fazer o julgamento popular de Bush e é um dos mais ativos e organizados. Ele é parte de uma campanha iniciada na primavera de 2004 nos Estados Unidos, que cresceu muito em função de grandes evidências dos crimes cometidos pelo presidente americano contra o povo do Iraque e de outros povos do mundo. Eles tem muitos endereços de outros sites correlacionados, tem banco de charges e imagens contra Bush. Vale a pena ser visitado, apesar de totalmente em inglês. As pessoas podem assinar a petição contra Bush no próprio site.
Site do Fórum Global de Política: http://www.globalpolicy.org/
Este é um dos mais respeitados e famosos sites de política internacional. Ele trabalha com a própria Organização das Nações Unidas – ONU e é, tem com ela um status de consultiva. Tem por objetivo o monitoramento de toda a política global da própria ONU, sua aplicação no mundo, acompanhando as aplicações das decisões tomadas em plano mundial e como isso afeta os povos, suas conseqüências etc. procura também mobilizar as pessoas e os cidadãos a participarem mais ativamente da vida política nas questões das relações internacionais e como as decisões da ONU afetam a vida das pessoas. Existe desde 1993. tem um grande banco de dados e recursos que merecem ser consultados e pesquisados.
Site do International Action Center de Ramsey Clark: http://www.iacenter.org/
É o site do famoso ex-procurador geral dos Estados Unidos, Ramsey Clark, ligado ao Partido Democrata. Esse cidadão, advogado respeitadíssimos em seu país, é um dos que coordena o comitê de mais de mil advogados incumbidos da defesa do presidente do Iraque, Saddam Hussein. O site se proclama como sendo de informação, ativismo e resistência ao militarismo dos Estados Unidos, à guerra e se propõe a lutar contra todas as formas de discriminação e racismo e opressão que parte dos EUA. Tem muitos recursos, links para outros sites correlacionados.
Manteremos nosso compromisso com nossos leitores de informá-los bem sobre todos os desdobramentos que ocorrem no oriente Médio, seja na Palestina, no Iraque, no Irã, no Líbano e tantos outros países árabes ou não daquela explosiva região da terra. Em outros momentos e em outras colunas, vamos seguir difundindo os melhores sites de luta que envolvem assuntos do Oriente Médio. Haveriam ainda muitos outros endereços a serem difundidos, mas ficaremos com os aqui já comentados neste momento.
Andes solidárias com os palestinos
A pedido da combativa e ativa professora Soraya Smaili, da Unifesp e da Regional/SP do Andes e presidente do Instituto de Cultura Árabe, publico a seguir uma moção aprovada no último congresso da entidade, realizado em Fortaleza este mês de julho, de solidariedade ao povo palestino. Peço a todos que puderem, darem divulgação à mesma, por tratar-se de uma importante reunião ocorrida recentemente em Paris, que reuniu o maior número de entidade em apoio à causa palestina.
Moção – A 9 de julho p.p. se reuniram, em Paris e sob auspício da ONU, representantes da sociedade civil e dos movimentos sociais da Palestina. Depois de amplo debate, emitiram uma declaração contendo um chamado a uma campanha internacional em defesa do direito inalienável de autodeterminação para o provo palestino. As reivindicações propostas são:
“1. Fim da ocupação e colonização de todas as terras árabes, e desmantelamento do Muro;
2. Reconhecimento dos direitos fundamentais e igualitários dos cidadãos árabe-palestinos de Israel;
3. Respeito, proteção e promoção do direito dos refugiados palestinos ao retorno aos seus lares e propriedade, como estipula a resolução 194 da ONU”.
O chamado está assinado por quase duzentas organizações representativas do movimento nacional e social da Palestina.
O 50º CONAD do ANDES – Sindicato Nacional, fiel às suas tradições internacionalistas e solidárias com os povos oprimidos do mundo, faz suas as reivindicações dos representantes do povo palestino, e se compromete a envidar esforços para a realização com toda força desta importante campanha internacional no Brasil.

* Lejeune Mato Grosso de Carvalho, Sociólogo, professor da Unimep e membro da Academia de Altos Estudos Ibero-Árabes de Lisboa

Nenhum comentário: