segunda-feira, 25 de junho de 2007

Livros didáticos são atualizados no Iraque

Por Tania Menai, Nova York

Livros didáticos são atualizados no Iraque

Saddam Hussein pode até ter sumido do mapa, mas ainda não desapareceu dos livros didáticos das escolas iraquianas. As aulas começam esta semana, mas a leva de livros atualizados, ou seja, sem o nome e as idéias de Saddam, só sairá das gráficas em novembro. Até então, os estudantes, terão de rasgar as páginas dos livros que mencionam o ex-líder do Iraque. E não são poucas.
Segundo o New York Times, o ministro da Educação do Iraque, Fuad Hussein, supervisionou a mudança de todos os livros, da primeira série ao colegial. Um total de 560 livros foram revisados e todos sofrerão modificações. Na primeira série, por exemplo, dois personagens "Hassan" e "Amal", um menino e uma menina, glorificavam Saddam em diálogos como "Oh, Saddam, nosso corajoso presidente, somos todos soldados defendendo fronteiras para o senhor, carregando armas e marchando adiante". Sem contar que fotos do ex-ditador estavam por todas as partes.
Na terceira série, o tema piorava: um menino era mostrado ferido por um míssil vindo do Irã. Eles ainda tinham de cumprir uma cadeira intitulada "Lições Patrióticas", já eliminada do currículo escolar. Nela, as crianças aprendiam sobre as guerras em que o Iraque participou e "sempre saiu vitorioso". Nos livros mais antigos, os mapas das aulas de geografia mostrava um Oriente Médio sem Israel e ainda um texto de uma mãe árabe aterrorizada por soldados sionistas.
As aulas de ciências traziam pronunciamentos de Saddam misturados às leis naturais e nas aulas de matemática, crianças aprendiam a somar usando o número 28 + 4: em homenagem ao dia 28 de abril, aniversário de Saddam. Por sinal, neste dia, as escolas promoviam festas que duravam até quatro horas. Nas contas de multiplicar, os exemplos eram dados usando o número de soldados americanos mortos em aviões atacados pelo Iraque. Ou seja, nada que nos lembre do bom e velho Vila Sésamo.

Nenhum comentário: