segunda-feira, 25 de junho de 2007

"A DANÇA DO DIABO"

Assunto: Mundo
Título: 1h Romance de Saddam sai no Japão
Data: 13/05/2006
Crédito: Da Redação
Da Redação"A DANÇA DO DIABO"
Obra foi escrita pelo ex-ditador antes de sua prisão, no fim de 2003
"A Dança do Diabo", último livro supostamente escrito pelo ex-ditador iraquiano Saddam Hussein antes de sua captura, será publicado por uma editora do Japão na próxima sexta.
A Tokuma Shoten Publishing Co., editora sediada em Tóquio responsável pela publicação, será a primeira do mundo a produzir comercialmente o romance.
Segundo Koichi Chakaraishi, editor sênior da empresa, o livro conta a história de uma antiga tribo na região do rio Eufrates que consegue, por meio da resistência, expulsar uma tribo invasora.
Chakaraishi afirma que o manuscrito foi retirado do Iraque pela filha mais velha de Saddam, Raghad Hussein, quando ela fugiu para a Jordânia pouco antes da invasão do Iraque pelas tropas americanas.
Raghad havia dito em ocasiões anteriores que seu pai terminou o livro em 18 de março de 2003- um dia antes do começo da guerra no país.
Manuscrito
Um manuscrito do romance em árabe foi entregue ao jornalista japonês Hitsuko Hirata por advogados de Saddam Hussein em abril de 2005, disse Chakaraishi.
O jornalista, que é autor de diversos livros sobre líderes do Oriente Médio, teria conseguido também permissão para tradução.
"Acho que o ex-presidente esperava a derrota [para as forças da coalizão americana] e estava escrevendo o livro como uma mensagem para elevar o moral do povo iraquiano", afirmou Hirata à agência de notícias Kyodo News.
A publicação do livro foi proibida na Jordânia no ano passado, devido a pressões políticas. Apenas uma versão pirata de "A Dança do Diabo" circula naquele país, disse Chakaraishi.
Lucros
"A Dança do Diabo" será o segundo livro de Saddam Hussein a ser vendido no Japão, depois de "Zabibah e o Rei".
Além desses, dois outros livros, "O Homem e a Cidade" e "A Cidadela Fortificada", foram escritos pelo ex-ditador.
Ainda não se sabe como se dará a divisão dos lucros da publicação do romance entre a editora japonesa e o autor.
Serão impressas 8.000 cópias de 256 páginas, com preço previsto de 1.575 ienes (aproximadamente R$ 30).
Saddam Hussein continua preso em um complexo de detenção americano próximo ao aeroporto de Bagdá, onde está desde sua captura em dezembro de 2003.
Desde outubro passado, ele é julgado por uma corte especial pela morte de 148 xiitas no vilarejo de Dujail, em 1982, onde teria supostamente sofrido uma tentativa de assassinato.--------------------------------------------------------------------------------Com agências internacionais

Nenhum comentário: