quarta-feira, 20 de junho de 2007

Mundo se levanta contra o imperialismo

Tanto mais aumentam as agressões e ingerências das potências militaristas, com o USA à frente e se agigantam em todos os cantos do mundo as manifestações e protestos populares contra o imperialismo.

Intensificam-se diariamente as concentrações de massa, com milhões de pessoas repudiando o genocídio anunciado pelas tropas da coligação imperialista anglo-americana contra o povo iraquiano.

Apesar das tentativas oportunistas de transformar estes movimentos em inofensivas campanhas pacifistas, é revelador o caráter antiimperialista dos protestos.

Essas corporações da informação imperialista minimizam os números referentes à presença de manifestantes, dando maior destaque às declarações individuais de seus especialistas, com o intuito de distorcer ou mesmo refutar a indignação das massas.

Somente nos últimos dias 15 e 16 de fevereiro, mais de 10 milhões de pessoas, espalhadas pelos cinco continentes, realizaram gigantescas manifestações antiimperialistas, bradando palavras-de-ordem e empunhando cartazes nos quais se podia ler:

Abaixo o imperialismo!

O Iraque resistirá!

Bagdá, Londres, Istambul, Madrid, Islamabad (Paquistão), Roma, dentre outras cidades, foram palco das maiores demonstrações populares dos últimos tempos.

Buscando controlar as imensas reservas de petróleo do Iraque e dos países vizinhos, intimidar o movimento de libertação das nações, distribuir forças repressoras pelos continentes e militarizar as relações com os povos, o USA continua prometendo aos seus comparsas uma generosa parte dos despojos e não reluta a ultimar os preparativos dos bombardeios.

O povo iraquiano prepara, imperturbável, sua resistência.

A guerra já começou

A covarde agressão ao povo iraquiano já foi iniciada.

O cerco e a invasão de boinas-verdes ao norte do Iraque (região também habitada pela população de origem curda, e que o imperialismo passou a denominar de zona de exclusão militar, divulgada desde a segunda semana de fevereiro, violam a soberania nacional, ainda que sem qualquer declaração de guerra - bem como a presença de cem mil soldados ianques no Kwait, onde montaram bases.

À covarde e traiçoeira agressão, se acrescenta o embargo ao Iraque, que vem se prolongando por vários anos, gerando o corte de comunicações e a possibilidade de envio de qualquer auxílio ao país.

Não serão apenas os bombardeios, as armas químicas e biológicas, que os imperialistas lançarão contra o povo, que produzirão o morticínio prometido.

Já são milhares de vítimas, principalmente entre crianças, desde a frustrada invasão ianque no país, em 1991.

Os obuses radioativos usados nessa guerra, somados ao covarde embargo econômico imposto ao Iraque, com a conivência da Organizaçâo das Nações Unidas (ONU), desde essa época, resultaram em milhares de vidas ceifadas pela radioatividade e pela fome.

É superior a um milhão o número de crianças que já pereceram nestas condições.

Ano 1, n.7, março de 2003
http://www.anovademocracia.com.br/07/20.htm

Nenhum comentário: