sábado, 23 de junho de 2007

IRAQUE: crianças famintas são achadas em orfanato


Quarta, 20 de junho de 2007, 13h00 Atualizada às 14h38

Iraque: crianças famintas são achadas em orfanato


Vinte e quatro crianças foram encontradas famintas e abandonadas em um orfanato administrado pelo governo para crianças com necessidades especiais em Bagdá.

Os órfãos foram descobertos na semana passada por uma equipe do Exército americano que realizava patrulha acompanhada de soldados iraquianos.


» Veja as fotos do caso» Iraque promete punir culpados

As imagens divulgadas pela rede CBS mostram as crianças desnutridas, extremamente magras, perto da morte, sem roupas em meio aos seus próprios excrementos em chão de concreto da instituição.
Os meninos do orfanato teriam sido mantidos nestas condições por mais de um mês, apesar da presença da equipe do local.

Segundo um dos americanos que encontraram as crianças, três funcionários do orfanato estavam cozinhando para eles mesmos em uma cozinha cheia de comida e uma despensa com pilhas de roupas novas.
Em nota divulgada em Bagdá e Washington, os comandantes americanos afirmaram que os menores, com idades entre 3 e 15 anos, "estavam nus em um quarto escuro sem janelas".

"Muitas das crianças estavam amarradas a suas camas e estavam tão fracas que não podiam ficar em pé quando foram libertadas", disseram.
"A única coisa que movia eram os olhos. As moscas pousavam nos muitos ferimentos que apresentava, em sua boca, no nariz, nas orelhas", disse o sargento Mitchell Gibson.
Os soldados iraquianos e americanos encontraram os órfãos em um instituto de Al-Hanan, no noroeste de Bagdá, no último dia 10.

Eles foram guiados por membros de uma associação local e levaram as crianças ao hospital. Desde então, elas estão se recuperando e foram levadas para um orfanato feminino próximo.


Com agências internacionais
Redação Terra


Nenhum comentário: