sexta-feira, 6 de julho de 2007

UNIDADE NO IRAQUE

Quarta, 4 de julho de 2007, 21h46
Zawahri, nº 2 da Al-Qaeda, aparece em novo vídeo
O segundo homem na hierarquia da Al-Qaeda apareceu em um novo vídeo divulgado nesta quarta-feira em um site usado por militantes islâmicos.
Ele pediu unidade na jihad e conclamou à destruição de governos muçulmanos "corruptos" no Oriente Médio.
Uma versão do vídeo tinha como título "Conselho de um Preocupado" e mostrava o clérigo egípcio Ayman al-Zawahri com uma túnica branca, falando em árabe, com legendas em inglês.
O Instituto Site, dos Estados Unidos, que monitora sites islâmicos, divulgou uma transcrição do vídeo de 95 minutos gravado pela As Sahab, a "produtora" da Al-Qaeda.
Zawahri expõe em detalhes o que chama de corrupção da família real saudita, condena as concessões dos palestinos a Israel e critica o governo egípcio por ser aliado dos Estados Unidos.
O vídeo tem edição sofisticada, incorporando clipes da Al Jazeera, da TV pública americana e de outras emissoras internacionais.
A certa altura, ele cita o livro Plano de Ataque, escrito pelo célebre jornalista americano Bob Woodward a respeito da guerra do Iraque.
O vídeo cita como data da sua produção o mês lunar islâmico, que corresponde ao período de meados de junho a meados de julho.
Zawahri critica os que não aceitam o "Estado Islâmico do Iraque", que ele diz ser crucial para a recriação de um Califado Islâmico.
Comandantes dos Estados Unidos dizem que líderes tribais árabes estão cada vez mais se voltando contra a Al-Qaeda, mas Zawahri afirma haver um apoio crescente entre o povo iraquiano.
"Hoje, o vento ¿ graças a Alá ¿ está soprando contra Washington", diz ele.
Segundo a transcrição, Zawahri pede unidade no Iraque.

"Os mujahideen (combatentes) do Islã no Iraque do Califado e da Jihad (guerra santa) estão avançando com passos seguros rumo à vitória", declarou.
Segundo ele, o plano de "longo prazo" consiste em lutar para mudar os "regimes corruptos e corruptíveis" e "apressar os campos da jihad, como Afeganistão, Iraque e Somália, para o preparativo e treinamento jihadista".
Reuters

Nenhum comentário: