quarta-feira, 4 de julho de 2007

COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE EM 2002





28 de abril, 2002 - Publicado às 20h06 GMT

Iraquianos comemoraram aniversário de Saddam Hussein

Caroline Hawley, correspondente da BBC em Bagdá
Depois de vários dias de preparações, começaram oficialmente neste domingo as comemorações do 65º aniversário do presidente do Iraque, Saddam Hussein.
As atenções do país se voltaram para a cidade natal de Saddam Hussein, Tikrit, onde um gigantesco bolo cor-de-rosa foi partido numa cerimônia oficial.
O aniversariante não deve comparecer a nenhuma das festividades, mas um alto representante do partido Baath, de Saddam, recebeu em nome do líder, uma estátua feita em ouro, retratando o herói muçulmano do século XII, Saladdin.
O jornal Ath-Thawra, do partido Baath, disse que o aniversário de Saddam Hussein "marcava o início de mais uma era de lealdade...através da qual o povo iraquiano iria derrotar os inimigos de seu país e das nações árabes."
Casamentos
O canal de televisão Jovem que é dirigido pelo filho de Saddam, Uday, mudou temporariamente seu nome para TV Aniversário.
"As comemorações serão grandiosas", disse Abdullah Bashir, estudante universitário e membro do partido Baath.
Abdullah acrescentou que os iraquianos "vão provar ao ocidente que nem os Estados Unidos nem todo o mundo são capazes de tirar Saddam Hussein da presidência do Iraque, porque ele representa o desejo do povo iraquiano."
Zabiba
, peça de Saddam estréia no Teatro Nacional
Como parte das homenagens ao líder iraquiano, estreou na semana passada na capital Bagdá, a peça de teatro Zabiba, escrita por Saddam Hussein.
A peça vem recebendo elogios de público e crítica.
No começo da semana mais de 500 casais iraquianos se casaram numa cerimônia única, em homenagem ao presidente.
Discursos
Na Universidade de Bagdá estão sendo distribuídos folhetos com discursos de Saddam Hussein, traduzidos para vários idiomas.

(Cerimônia única casou mais de 1 mil iraquianos em homenagem ao líder)
Entre os discursos, inclui-se o que Saddam Hussein fez nas comemorações do aniversário da chamada "Mãe de Todas as Batalhas", travada em 1991 contra uma aliança militar liderada pelos Estados Unidos.
Outro discurso que consta do folheto distribuído aos estudantes universitários é intitulado "Os inimigos do Iraque serão esmagados fazendo com que encontrem o inferno."
Novos retratos do líder foram pintados especialmente para a ocasião.
"Esta é uma oportunidade de demonstrarmos todo nosso carinho para com o presidente", disse Muhammad Karim, um pintor de 50 anos, que se empenha nos últimos retoques de um enorme retrato de Saddam Hussein.
Liberdade
Mas depois de 23 anos de governo Saddam Hussein, uma das poucas vozes independente de oposição disse à BBC que os iraquianos não querem um novo governo imposto pelos Estados Unidos, o que eles querem é ver uma mudança real em Bagdá.
"Os iraquianos querem que o regime atual promova mudanças, permita uma maior abertura, e seja mais tolerante com a oposição e com seus críticos", disse Wamidh Nadhmi, professor de ciências políticas na Universidade de Bagdá.
Ele conheceu Saddam Hussein no Cairo, quando os dois eram estudantes.
Wamidh acrescentou que "...as pessoas deveriam poder expressar suas opiniões, não precisamos concordar unanimente em todos os temas. Mas creio que o povo receberia com grande desconfiança qualquer regime imposto pelos americanos."
Saddam Hussein assumiu o poder no Iraque em 1968 e é o presidente do país desde 1978.

Nenhum comentário: