sábado, 14 de julho de 2007

22 MENTIRAS PARA UMA GUERRA

Folha não periódica de informação editada pelo Núcleo “Chomsky” de apoio à Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque.
22 mentiras para uma guerra
1. “As informações disponíveis estabeleceram fora de dúvida... que Saddam tem continuado a produzir armas químicas e biológicas” (Tony Blair, na introdução ao dossier sobre o Iraque, 24 de Setembro de 2002).
2. “As informações disponíveis estabeleceram fora de dúvida... que ele [Saddam Hussein] continua a esforçar-se por desenvolver armas nucleares” (Tony Blair, na introdução ao dossier sobre o Iraque, 24 de Setembro de 2002).
3. “Sabemos que este indivíduo obteve armas de destruição maciça. Isto pode parecer uma frase abstracta, mas estamos a falar de armas químicas, biológicas, vírus, bacilos e antraz – 10.000 litros de antraz – que ele possui. Sabemos que o tem, o Dr. Blix já o assinalou e ele recusa-se a dar contas”. (Ministro dos Estrangeiros Jack Straw na Câmara dos Comuns, 17 de Março de 2003).
4. “Não há dúvida acerca do programa químico, do programa biológico, e mesmo do programa nuclear. Tudo isto está bem documentado pelas Nações Unidas” (Tony Blair, 30 de Maio de 2003).
5. “O Iraque dispõe de agentes e de armas químicas e biológicas [...] dos stocks anteriores à Guerra do Golfo” (Tony Blair, no dossier sobre o Iraque, 24 de Setembro de 2002).
6. “Fábricas anteriormente ligadas ao programa de guerra química foram reconstruídas. Entre estas está a fábrica de cloro e de fenol em Faluja 2, perto de Habaniya”. (Dossier do primeiro-ministro sobre o Iraque, 24 de Setembro de 2002).
7. “Segundo as nossas informações, o Iraque conservou pelo menos 20 mísseis Al Hussein... que podem ser usados com cabeças convencionais, químicas ou biológicas e que, dado o seu alcance de 650 km, podem atingir diversos países da região, incluindo Chipre, Turquia, Arábia Saudita, Irão e Israel”. (Dossier do primeiro-ministro sobre o Iraque, 24 de Setembro de 2002).
8. “Temos informações de que o Iraque procurou abastecer-se em quantidades significativas de urânio em África”. (Dossier do primeiro-ministro sobre o Iraque, 24 de Setembro de 2002).
9. “O planeamento militar [de Saddam Hussein] permite que alguns dos WMD estejam prontos a ser usados 45 minutos depois de serem dadas ordens” (Dossier do primeiro-ministro sobre o Iraque, 24 de Setembro de 2002).
10. “O Iraque tentou comprar tubos de alumínio de alta resistência e outros equipamentos necessários à centrifugação de gás, os quais são usados para enriquecimento de urânio para armas nucleares”. (Presidente Bush, 7 de Outubro de 2002).
11. “As Nações Unidas concluíram que Saddam Hussein tem materiais suficientes para produzir mais de 38.000 litros de toxina botulínica – o suficiente para provocar a morte de milhões de pessoas por colapso respiratório” (Presidente Bush, 28 de Janeiro de 2003).
12. “Em 1998, os peritos da ONU concordaram que os iraquianos tinham aperfeiçoado técnicas de secagem para os seus programas de armas biológicas” (Secretário de Estado Colin Powell ao Conselho de Segurança da ONU, 5 de Fevereiro de 2003).
13. “Saddam Hussein... tem os meios necessários para produzir a varíola” (Secretário de Estado Colin Powell ao Conselho de Segurança da ONU, 5 de Fevereiro de 2003).
14. “Quando a nossa coligação expulsou os Taliban, a rede de Zarqawi ajudou a estabelecer um outro campo para treino em venenos e explosivos, o qual se encontra no nordeste do Iraque. Estão a ver uma imagem desse campo”. (Secretário de Estado Colin Powell ao Conselho de Segurança da ONU, 5 de Fevereiro de 2003).
15. “A informação recolhida pelo nosso governo e por outros governos não deixa dúvidas de que o regime iraquiano continua a possuir e a esconder algumas das armas mais mortíferas alguma vez criadas” (Presidente Bush, Mensagem à Nação, 18 de Março de 2003).
16. “As provas acerca do Iraque são tão fortes que o Conselho de Segurança concluiu por unanimidade em 8 de Novembro que a posse e a proliferação pelo Iraque de armas de destruição maciça e de sistemas de mísseis não autorizados, assim como a sua recusa em acatar as decisões das Nações Unidas, originam – passo a citar – ‘uma ameaça à paz e à segurança internacional’.” (Ministro dos Estrangeiros Jack Straw, numa entrevista, 14 de Maio de 2003).
17. “Não tenho dúvida absolutamente nenhuma de que as armas estão lá... Desde que tenhamos a colaboração dos cientistas e dos peritos [iraquianos], não tenho dúvida de que as encontraremos” (Tony Blair, entrevista em 4 de Abril de 2003).
18. “Quanto às armas de destruição maciça, sabemos que o regime as possui e que quando cair as encontraremos” (Tony Blair, conferência de imprensa com George Bush, 8 de Abril de 2003).
19. “Sabemos que estão lá. Estão na zona entre Tikrit e Bagdade e algures a leste, a oeste, a sul e a norte” (Donald Rumsfeld, entrevista em 30 de Março de 2003).
20. “Existem informações que provam a ligação entre membros da Al-Qaeda e pessoas do Iraque” (Tony Blair no Comité de Contacto da Câmara dos Comuns, 21 de Janeiro de 2003).
21. “Acreditamos que houve e continua a haver alguns operacionais da Al-Qaeda em zonas do Iraque controladas por Bagdade. É difícil acreditar que possam lá estar sem autorização do governo iraquiano” (Porta-voz do Foreign Office, 29 de Janeiro de 2003).
22. “O nosso objectivo não foi uma mudança de regime, o nosso objectivo foi eliminar as armas de destruição maciça” (Tony Blair, conferência de imprensa, 25 de Março de 2003).

(Extraído de “The thirty-six lies that launched a war”, comunicação de Glen Rangwala, enviada ao Tribunal de Bruxelas sobre o Iraque, 11 de Julho de 2003).

Nenhum comentário: