quarta-feira, 4 de julho de 2007

ERRO ENORME E IRREPARÁVEL: ATAQUE DOS EUA



04 de fevereiro, 2002 - Publicado às 16h32 GMT

Irã diz que ataque dos EUA seria 'erro irreparável'

Aumentam protestos contra os Estados Unidos no Irã


O Irã pediu aos Estados Unidos para que parem de acusar o país de apoiar o terrorismo e avisou que a possibilidade de sofrer um ataque americano seria "um erro irreparável".
O apelo foi feito nesta segunda-feira, depois que o secretário de Defesa americano, Donald Rumsfeld, afirmou que o país asiático está abrigando membros da Al-Qaeda.
O porta-voz do Ministério do Exterior do Irã, Amid Reza Asefi, negou as acusações feitas por Rumsfeld e pelo presidente George W. Bush.
Na semana passada Bush disse que o Irã estaria desenvolvendo armas de destruição em massa e faria parte de um "eixo do mal" com o Iraque e a Coréia do Norte.

Rumsfeld acusou Irã de apoiar Al-Qaeda
Guerra de palavras
Sobre a possibilidade de os Estados Unidos atacarem o Irã, Asefi respondeu: "Espero que os americanos não cometam esse erro enorme e irreparável".
No domingo, Rumsfeld disse estar certo de que Teerã ajudou os membros da rede Al-Qaeda e do Talebã a se refugiarem no Irã.
Em resposta, Asefi afirmou: "Nossas fronteiras estão fechadas e estamos bloqueando qualquer entrada ilegal."
A guerra de palavras entre os dois países, detonada pelos comentários de Bush em seu discurso do "Estado da União", foi inflamada por Rumsfeld, o secretário de Estado, Colin Powell, e a conselheira de Segurança Nacional, Condoleezza Rice.
Powell disse a uma rede de televisão americana que o Irã, o Iraque e a Coréia do Norte "continuam a agir de uma maneira incoerente com as expectativas do século 21 e estão atrapalhando a campanha dos Estados Unidos contra o terrorismo."

Usina controlada

Já Condoleezza Rice pediu aos americanos para dedicarem suas energias em conter a ameaça da proliferação de armas.

Quando perguntado sobre a acusação de estar desenvolvendo armamentos de destruição em massa, o porta-voz iraniano Asefi afirmou: "Se vocês estão falando da usina nuclear de Bushehr, ela é supervisionada, monitorada e visitada pela Agência Internacional de Energia Atômica, e o Irã é signatário de todas as convenções internacionais no assunto".

O secretário geral da ONU, Kofi Annan, agradeceu o Irã por seu "enorme apoio".

A União Européia declarou que vai manter os laços com Teerã.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2002/020204_iraml.shtml

Nenhum comentário: