domingo, 8 de julho de 2007

SADDAM: HERÓI DA HISTÓRIA


Ordem dos Advogados egípcia organiza cerimónia em memória de Saddam

A Ordem dos Advogados egípcia organizou hoje uma cerimónia em memória de Saddam Hussein, saudando o presidente iraquiano deposto como sendo um "herói árabe" e um "mártir".
Cerca de 300 advogados, acompanhados por uma dezena de iraquianos exilados , fizeram a apologia de Saddam Hussein e condenaram a sua execução pelo regime iraquiano, "apoiada pelos Estados Unidos", no primeiro dia da festa muçulmana do sacrifício.
A sua execução "foi uma humilhação para todos os árabes", declarou o advogado islamita Montasser al-Zayyat.
"A execução em si, o facto de ter ocorrido no dia da festa e sob a ocupação, tudo isto se junta à humilhação", estimou.
"Embora os nossos regimes optem por manter o silêncio sobre o aconteciment o, o povo não ficará silencioso", advertiu Zayyat.
As mulheres presentes vestiam de negro em sinal de luto e os participantes trocavam condolências, enquanto versículos do Corão eram transmitidos pelo alti falante.
"A execução do mártir e herói Saddam Hussein foi um crime por todos os pontos de vista", declarou o ex-embaixador do Iraque no Cairo, Mohsen Khalil, depoi s de um minuto de silêncio.
"É uma mensagem (de Washington) aos dirigentes árabes dizendo `ou se verga m aos nossos desejos ou sofrerão a mesma sorte`, exclamou.
"As circunstâncias da sua morte fizeram dele um herói da História", acrescentou Khalil.
Condenado a 05 de Novembro por "crime contra a humanidade" pelo assassínio de 148 civis xiitas no início dos anos 1980, Saddam Hussein foi enforcado sábado pelas autoridades iraquianas.
Um vídeo pirata da execução revela que testemunhas gritaram o nome do chef e radical xiita Moqtada Sadr, enquanto outros insultavam o deposto Presidente.

Agência LUSA

Nenhum comentário: