segunda-feira, 9 de julho de 2007

PROJETO BUSH NO IRAQUE É "CAUSA PERDIDA"



08/07/2007 - 22h06




Projeto Bush no Iraque é "causa perdida" (New York Times)



WASHINGTON, 8 jul 2007 (AFP) - O influente jornal americano New York Times (NYT) defendeu neste domingo a retirada assim que possível dos soldados americanos no Iraque, afirmando em um editorial que a tentativa do presidente George W. Bush de estabilizar o país é "uma causa perdida".

"É hora de os Estados Unidos deixarem o Iraque, sem mais prazos do que o Pentágono precisa para organizar a retirada", escreveu o jornal no editorial "O caminho de volta".

O NYT lembrou que vinha recusando esta conclusão "na esperança de um sinal de que o presidente Bush estava seriamente procurando uma solução para tirar os Estados Unidos do desastre que provocou ao invadir o Iraque sem motivo suficiente, apesar da oposição mundial e sem plano de estabilização".
Mas depois pareceu que Bush não tinha "nem visão, nem meios de estabilizar o país", afirmou o editorial.
"Está absurdamente claro que o projeto de Bush é ficar no Iraque enquanto for presidente e, depois, passar o fardo a seu sucessor. Qualquer que seja a causa que o orientou, ela está perdida", escreveu o jornal.
O Exército americano não pode resolver o problema e garantir a estabilidade a um país já mergulhado na guerra civil, afirmou o influente jornal.

UOL Busca

Nenhum comentário: