domingo, 15 de julho de 2007

RAWA - ASSOCIAÇÃO REVOLUCIONÁRIA DAS MULHERES DO AFEGANISTÃO


RAWA - Associação Revolucionária da Mulheres do Afeganistão

Procuro com este post conscientizar as pessoas e lembra-las da infeliz situação em que se encontram essas pobres mulheres.

"Desde que tomou o Afeganistão, em 1997, o grupo islâmico Taliban tem imposto terríveis regras de restrição às mulheres - fechando escolas e hospitais, banindo as mulheres do mercado de trabalho e exigindo que se vistam com o "burqa", vestimenta que as cobre dos pés à cabeça, inclusive o rosto. Hoje, as mulheres são completamente privadas do direito à educação, ao trabalho, o direito de ir e vir, do direito à saúde, do direito ao recurso legal, do direito ao lazer, e do direito de ser humana. O espancamento de mulheres por razões "disciplinares", pelo mínimo pretexto (por caçarem sapatos com cores vibrantes, por mostrarem calcanhares desnudos, por aumentarem as vozes ao falar, pelo seu riso alcançar os ouvidos de homens desconhecidos ou pelo ruído dos seus sapatos ao andar etc.) é uma rotina no Afeganistão do Taliban. A RAWA, Associação Revolucionária das Mulheres do Afeganistão, é a única organização política/social feminista das mulheres afegãs, anti-fundamentalista, que luta pela paz, liberdade, democracia, e pelos direitos das mulheres no maligno fundamentalismo afegão."

Site do RAWA: http://www.rawa.org/

Versão em português: http://www.rawa.org/portuguese.htm

Mais algumas traduções: http://www.mulher.org.br/afeganistao/


Eu sei que o que estou tentando fazer, divulgando a associação não é muita coisa, mais prefiro fazer pouco do que não fazer nada.


Nenhum comentário: