sábado, 8 de dezembro de 2007

Curdos: entre a rebeldia e a paz

Breve histórico do curdos do Iraque.

Muitos estão pagando, e outros virão a pagar um preço muito alto pelo desmantelamento do Iraque, dentre eles os curdos.
Os curdos são um povo tribalizado, suas lideranças não são centralizadas, são divididos em "tribos", ao longo de sua história sempre houve lideres próximos ao Iranianos, outros ao Turcos e alguns próximos ao árabes iraquianos.
Essa divisão que sempre foi, na verdade, o maior inimigo da independência curda.
A comissão britânica que desenhou as linhas de fronteira do norte do Iraque, colocou propositalmente a região curda como parte do Iraque, assim a monarquia iraquiana que atuava como defensora da empresas petroliferas do Iraque, teria controle sob os poços de petroleo dessa região.
Desde então as relações entre curdos e arabes tem sido marcadas por altos e baixos, a principio, a monarquia iraquiana, um regime pro-Ocidente extremamente repressor, adotando uma tática de controle semelhante à que a Turquia exerce atualmente, negava aos curdos o acesso ao ensino superior, entre outros direitos básicos, ocorrendo assim de maneira semelhante aos xiitas do sul, grande parte da população vivia em um regime de semi-feudalismo.
Depois veio a revolução popular de 1958, que destruiu a familia real, a situação melhorou relativamente para os curdos do Iraque, já que a revolução mudou os rumos da politica petrolifera, mas como marca da relações curdo/iraquiana sempre houve alternância em periodos de rebeldia e de paz.

Depois de alguns anos de conflitos, o partido Baa's(baath) realizou uma serie de acordos com os curdos em 1969, e em 1971 o Baa's reconheceu o direito dos curdos a ter um pais, o curdistão se tornou de fato uma região autônoma dentro do Iraque, além disto o Baa's cedeu participação no governo aos curdos.
Mas por outro lado, isso não viria a garantir a paz, pois as lideranças curdas(Barzani) em 1973, procurou aproximação com os piores inimigos do Iraque: Israel, Irã e a CIA.
O que fez retomar as tensões entre os curdos e o partido Baa's que atingiram seu ápice em uma atrevida reivindicação de posse sobre poços petroliferos situados em cidades mistas ao norte de Bagdad.
Em 1980 quando se iniciou a terrivel guerra Irã x Iraque, o Baa's procurou aproximação com os curdos, mas somente o PKK(partido do trabalhadores do curdistão, o mais ativo contra a Turquia) se aliou ao Baa's.
Enquanto o PKD(partido democratico do curdistão) cujo braço armado é as milicias peshmerga, e o lider é o Barzani(sic), se tornaram aliados do Irã.
O Partido Baa's como represália ao fato do PKD no inicio da guerra ter se tornado aliado do Irã, removeu todos vilarejos perto da fronteira Irã x Iraque, onde ficava as principais bases de milicos do PKD.
Em torno de 1985, a guerrã Irã x Iraque estava sendo travado em territorio Iraquiano, e apostando na derrota do Iraque, tanto o PKK e como o PKD se aliaram ao Irã, chegando ao ponto de combaterem juntos contra o Iraque na cidade de Basra.
O partido Baa's diante deste quadro trágico iniciou a operação liquidação dos traidores, tendo o seu ápice no que ficou conhecida como a operação Anfal.

Apesar dos altos e baixos, sempre houve expressiva participação curda no governo e no exército do Iraque; dos 8 homens "fortes" de Saddam, 2 eram curdos.
Barzani e Talabani(do PKD) em 2001 forjaram um acordo com a Turquia para esta não entrar no Norte do Iraque, acordo este que não inclui o PKK, o partido mais atuante contra a Turquia.
Grande parte da região chamada etnicamente de Curdistão se encontra na Turquia, os curdos da Turquia vivem em um regime de escravidão, é negado o direito a falar seu idioma e ao ensimo médio perpetuando o ciclo que os leva a somente a trabalhar em empregos de "segunda classe".
Por isso a Turquia mantem olhos abertos sobre o norte do Iraque, ja que o PKK tem forte bases lá.

Os curdos pagam um preço muito caro pelas más escolhas de seus lideres, em janeiro deste ano assistimos o Irã disparar obuses contra vilarejos curdos. Este é o presente do Irã por eles o terem ajudado.
Com o que a Turquia faz atualmente, é dificil imaginar que um dia em 1919 os curdos ajudaram a Turquia no episódio conhecido como o genocidio armênio e no massacre do assirios iraquianos em 1920.

Nenhum comentário: