quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

As vítimas são civis no Iraque


35 crianças mortas no Iraque ao serem usadas por militares ianques como escudos humanos

Dentro das quotidianas contagens de vítimas mortais derivadas da ocupaçom militar do Iraque por diversos exércitos liderados polo estado-unidense, ontem fôrom mais de 46 as pessoas mortas.

Algo habitual se nom fosse porque 35 delas eram crianças do bairro operário de al-Amel, na capital do país.


Nessa zona, decorria um acto institucional que foi objecto de um ataque à bomba da resistência.

Sabendo que podiam ser alvo de ataques guerrilheiros, miltares ianques decidírom atrair para o lugar um grande número de crianças que andavam a brincar em ruas adjacentes, oferecendo-lhes doces e festa.


O meninho Abdel Rahman Daud, de doze anos, confirmou que soldados norte-americanos chamárom numerosas crianças, que acudírom ao local quando se produziu a potente explosom, atingindo de cheio um carro de combate ianque e matando e mutilando dúzias de meninhos e meninhas iraquianas.


O pai de Mohamed Akhbar Yunis, de nove anos, que perdeu o braço direito e tivo ferimentos graves no peito, afirmou, entre prantos: "Meu filho está muito ferido, você pode ver isso. Eu nom sei o que vai acontecer, está nas maos de Alá. Eu odeio as pessoas que figérom isso. E também odeio os norte-americanos. Eles vinhérom até o nosso bairro e trouxérom isso com eles. Eles devem saber que som eles os alvos, e as pessoas que os rodeiam também se tornam alvos! entom porque tinham a necessidade de atrair as crianças para perto deles com doces? E porque as autoridades convidárom os norte-americanos para a inauguraçom?".


A irresponsável atitude dos soldados invasores de atrair centenas de crianças para perto de si conduziu a uma nova tragédia humana.

Desde o início da invasom, essa tragédia é a que envolveu o maior número de crianças mortas no Iraque, num só dia.


O Hospital Yarmuk recebeu 42 corpos, 35 de crianças. O hospital também tratou 131 feridos, sendo que 72 deles eram crianças abaixo de 14 anos.

O ataque deixou uma cratera na rua e destruiu vários carros e um autocarro.

Dez soldados das forças de invasom ianques ficárom feridos, dois deles gravemente.

O Ministério da Saúde iraquiano confirmou 41 mortos e 139 feridos, a maioria crianças.

Hoje mesmo, a barbárie continuou.

A área de Samarra, 100 km a Norte de Bagdad, foi atacada por terra e ar polo exército ocupante norte-americano, fazendo umha centena de mortes.

O comando ianque de que se trata de insurgentes, mas as fontes hospitalares já confirmárom que entre os cadáveres há crianças e idos@s.

1 de Outubro de 2004

Nenhum comentário: