sábado, 3 de novembro de 2007

BRASIL, IRAQUE e PALESTINA

Jameel Al Juboury, presidente da Federação Geral dos Trabalhadores do Iraque:

‘Agressão aos palestinos atinge a todos que lutam pela soberania’

"A posição do Iraque de apoio e solidariedade ao povo palestino é a posição dos povos livres de todo o mundo", afirmou Jameel Salman Al Juboury, em entrevista ao HP durante visita à redação

HORA DO POVO - Que avaliação o senhor faz desta visita e dos contatos no Brasil ?

JAMEEL SALMAN AL JUBOURY - Em primeiro lugar, quero dizer que estou muito contente em visitar o Brasil, pois sempre tive desejo de conhecer vosso país.
Tentamos participar do congresso da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, atendendo o convite do presidente Antonio Neto, mas não foi possível devido às circunstâncias do bloqueio contra o nosso país.
Temos boas relações com povo brasileiro e com a Central.
Temos a nossa luta comum contra o imperialismo, e isto é muito importante.
Em nossa visita ao Brasil, em nossas reuniões com trabalhadores brasileiros, especialmente com Antonio Neto, presidente da Central, achamos muito importante para o desenvolvimento das relações entre os trabalhadores dos nossos países e para deter a agressão dos EUA aos povos.
Queremos trabalhar juntos contra essa política do governo dos EUA para que seja contida e não obtenha sucesso.

UNIDADE DOS POVOS
Todos os partidos e movimentos, todos os povos precisam estar juntos e formar uma grande frente para barrar os crimes dos EUA, para impedir que cometam mais crimes contra os povos de todo o mundo.
Nós sabemos que o governo norte-americano tem uma política contra os povos da América Latina, Ásia, África e, especialmente, contra os povos que querem viver em paz e manter sua independência.
A administração norte-americana não respeita a soberania, a liberdade, a opinião e nem as decisões dos povos, muitos menos os direitos humanos.
Os EUA não têm amigos, têm interesses e, enquanto tagarelam sobre direitos humanos, são contra os mais elementares direitos do homem.
Falam contra o terrorismo enquanto perpetram, estimulam e apóiam o terrorismo em todo o mundo, especialmente na Palestina, onde os assassinatos de crianças e idosos são perpetrados com tanques e armas americanas, tudo com o apoio dos Estados Unidos.
Essa política imperialista dos EUA também impõe sofrimento ao povo do Iraque, seja através das sanções – que afrontam as leis internacionais –, seja interferindo nos assuntos internos do Iraque via financiamento dos traidores do país que vivem nos EUA.
Há ainda as agressões dos aviões americanos e ingleses nas regiões norte e sul do país.
O povo do Iraque está junto, unido com seu governo, com o comando do país e gosta do presidente Saddam Hussein.
Por isso somos unidos e fortes e estamos lutando contra essas potências.
A administração norte-americana vive falando em democracia e sobre combate ao terrorismo.
Mas onde está sua democracia ?
Onde está seu combate ao terrorismo?
Por exemplo, no Afeganistão, sob intervenção dos EUA, bombardeiam todos os dias as populações pobres daquele país.
O povo da Síria tem suas colinas de Golan invadidas por Israel;
o povo libanês teve o sul do país invadido e continua sofrendo agressões;
a Líbia, o Sudão e Cuba passaram e passam por agressões e embargos.
Essa é a política dos Estados Unidos contra todos os povos que querem viver em paz.
Nós estamos seguros de que o governo dos EUA não alcançará vitória contra os povos, pelo contrário, tem colhido - e continuará colhendo - derrotas e mais derrotas nos últimos embates no mundo, inclusive com o Iraque.
Os EUA não podem fazer nada contra o Iraque porque não têm direito, não têm razão.
Os países estão lutando por sua liberdade, por sua independência e vão ser vitoriosos no final porque estão lutando por seus justos direitos.
Nosso povo está lutando por princípios em que acredita.
Existe uma imensa diferença entre lutar por princípios e lutar por interesses econômicos espúrios.
Os EUA não têm princípios, nem ideologia e estão perdendo a própria alma. Lutam apenas visando se apoderar do que pertence aos povos.
Nós acreditamos na vitória efetiva ao final porque lutamos contra a agressão, contra a discriminação, contra a "globalização" e contra a privatização.
O governo dos EUA diz que o Iraque, o Irã, Coréia Popular, são o demônio, diz que estes países são "eixo do mal".
Na verdade, estes são países que lutam contra o hegemonismo que a Casa Branca quer impor.
E essa conversa de Bush é uma tentativa de borrar a realidade, uma vã tentativa de confundir para esconder a verdade.
Assim, falam de "globalização" tentando esconder os problemas econômicos do III mundo, os problemas econômicos nos Estados Unidos e, sobretudo, abafar as evidências das agressões que caracterizam a política dos EUA.

HP – Que avanços ocorreram nas relações entre a Federação Geral dos Trabalhadores do Iraque e a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil?

JAMEEL SALMAN AL JUBOURY – Foram muito frutíferas nossas reuniões de trabalho, nossos debates, trocas de opiniões e de informações.
Firmamos um manifesto conjunto entre as duas organizações sindicais, cujo objetivo maior é fortalecer e desenvolver o trabalho comum entre os trabalhadores do Brasil e do Iraque.
Esta visita foi um sucesso porque somos povos amigos e temos boas relações com os trabalhadores brasileiros.
Necessitamos trabalhar juntos, sempre.
Esperamos que uma delegação da Central, encabeçada pelo presidente Neto, visite o Iraque para aprofundarmos as relações entre os trabalhadores dos dois países.

HP – Quais as conquistas sociais e as mudanças mais significativas que a revolução dirigida pelo partido Baath trouxe para os trabalhadores e para o povo iraquiano?

JAMEEL SALMAN AL JUBOURY – A revolução fez muito pelos trabalhadores e pelo povo do nosso país.
Por exemplo, a Lei do Trabalho, que garantiu a previdência, a seguridade social para a mulher trabalhadora, foi uma das grandes conquistas.
No terreno da organização sindical e popular houve imensos avanços.
Antes da revolução, os sindicatos eram ilegais e atuavam na clandestinidade, sob forte perseguição.
Vitoriosa a revolução, não apenas os sindicatos foram legalizados e estimulados, como todos os setores da população puderam se organizar de forma democrática.
Assim, a organização das mulheres, dos jovens e estudantes passou também a existir a partir de então.
A revolução garantiu a independência e protegeu a economia do nosso país. Construiu uma sociedade com base socialista.
As riquezas do Iraque foram nacionalizadas, especialmente o petróleo e outros recursos minerais.
A revolução deu autonomia aos curdos, que antes não tinham liberdade.
A revolução estabeleceu a reforma agrária, eletrificou o país e garantiu educação para todos.
Antes, nem as pessoas mais ricas eram alfabetizadas.
Para tornar efetivo o acesso das camadas mais pobres da população à educação foi instituída uma lei tornando obrigatório que as crianças frequentassem a escola, cobrando-se a responsabilidade das famílias.
A revolução iraquiana vitoriosa em 1968 foi liderada pelo presidente Saddam Hussein que comandou uma frente nacional composta pelo Partido Baath, pelo Partido Comunista, Partido Curdo e lideranças independentes.

HP – Que medidas de solidariedade estão sendo tomadas pelo governo do Iraque frente às agressões de Israel ao povo palestino?

JAMEEL SALMAN AL JUBOURY - A agressão contra os palestinos é uma agressão contra o Iraque e contra os povos amigos que lutam por sua independência e liberdade.
O que os palestinos estão sofrendo por parte do governo israelense tem o apoio do governo norte-americano.
Por isso, o presidente Saddam Hussein está convocando voluntários para lutar junto com o povo palestino e já se apresentaram como voluntários 7 milhões de iraquianos, homens e mulheres, dispostos a batalhar pela libertação de Jerusalém.
O presidente Saddam Hussein determinou que 1 bilhão de dólares do programa "Petróleo por Alimentos" seja aplicado em ajuda ao povo palestino e também está oferecendo medicamento e alimentos.
Durante esse período de intensificação das ações terroristas do Estado de Israel contra os palestinos foi enviada uma equipe médica para a Jordânia para tratar dos palestinos feridos.
Nos casos mais graves, os pacientes são levados de avião de Amã para Bagdá, onde há melhores condições para atendimento.
Esta nossa posição de apoio aos palestinos é também a posição dos povos livres de todo o mundo.
Redação

Nenhum comentário: