segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Conclusões Óbvias

Saddam raramente concede entrevista a britânicos

Saddam vê pressão 'sionista' em favor da guerra


O presidente iraquiano, Saddam Hussein, disse que simpatizantes da "entidade sionista" – Israel – estão pressionando o governo dos Estados Unidos a iniciar uma ofensiva militar contra o Iraque, e que Washington "acredita que a destruição do Iraque é um pré-requisito para controlar o petróleo" na região.

As declarações foram feitas em uma entrevista exclusiva ao ex-parlamentar britânico Tonny Benn, transmitida pelo canal de TV britânico Channel Four.Hussein insistiu que o Iraque está colaborando com os inspetores de armas da ONU e seguindo o determinado na Resolução 1441 da organização.

A resolução determina que o país abandone suas armas de destruição de massa.

"Se o objetivo é assegurar que o Iraque está livre de armas nucleares, químicas e biológicas, eles podem (realizar as inspeções). Essas armas não são tão pequenas a pontos de poderem ser escondidas dentro do bolso. Essas são armas de destruição em massa, e é fácil concluir se o Iraque as tem ou não", disse.

Pretextos

“Qualquer pessoa equilibrada sabe que, no tocante à Resolução 1441, os iraquianos têm acatado suas obrigações.”

Para Saddam Hussein, os Estados Unidos estão criando “pretextos” para uma guerra.

"O Iraque não está interessado em colocar obstáculos, para evitar que (os inspetores) cheguem à verdade (...) As superpotências podem criar um pretexto qualquer dia para alegar que o Iraque não está implementando a Resolução 1441. Eles já disseram que o Iraque não implementou resoluções anteriores", disse Saddam.


Se você quer controlar o mundo, você precisa controlar o petróleo. E um dos mais importantes pré-requisitos para controlar o petróleo é destruir o Iraque
Saddam Hussein

"É nosso interesse ajudar (os inspetores) a chegar à verdade", continuou o presidente iraquiano. "A questão é se o outro lado quer chegar à verdade ou se quer encontrar um pretexto para uma agressão."O presidente iraquiano também disse que os Estados Unidos podem estar buscando a guerra para tirar vantagem das reservas de petróleo iraquianas e "controlar o mundo"."Se você quer controlar o mundo, você precisa controlar o petróleo. E um dos mais importantes pré-requisitos para controlar o petróleo é destruir o Iraque."

Al-Qaeda

Na mesma entrevista, Saddam Hussein negou qualquer ligação com a rede Al-Qaeda, de Osama Bin Laden.

"Se nós tivéssemos alguma relação com a Al-Qaeda e acreditássemos nessa ligação, não teríamos vergonha de admiti-la", disse o Presidente Iraquiano a Tony Benn.

O presidente americano, George W. Bush, disse que o Iraque tem ligações com a Al-Qaeda, organização acusada de estar por trás dos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos.

A entrevista de Saddam a Benn foi exibida um dia antes do discurso do secretário de Estado americano, Colin Powell, no Conselho de Segurança da ONU, no qual Powell promete revelar evidências de que o Iraque produz armas de destruição em massa e está desrespeitando a ONU.

04 de fevereiro, 2003 - Publicado às 20h21GMT http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2003/030204_saddamrg.shtml





Nenhum comentário: