domingo, 19 de agosto de 2007

GUERRA CONTRA O IRAQUE:AMPLIAÇÃO DO CONFLITO MUNDIAL

Austríacos temem que conflito no Iraque leve a guerra mundial
da Reuters, em Viena
Mais da metade dos austríacos questionados por uma pesquisa publicada hoje disse temer que uma guerra liderada pelos Estados Unidos para derrubar o presidente Saddam Hussein provoque uma guerra mundial.
Na sondagem da revista semanal News, 56% dos entrevistados afirmaram que "sim" quando questionados se acreditavam que uma guerra no Iraque poderia se ampliar para um conflito mundial, e 41% deles disseram que "não".
Dos consultados, 3% se declararam indecisos.
Um terço dos entrevistados disse que se sentia apreensivo por causa da guerra no Iraque.
Já o líder de extrema direita Joerg Haider, que apóia abertamente o Iraque contra os Estados Unidos, ofereceu, em uma entrevista também publicada pela News, asilo em sua Província para o ministro das Relações Exteriores iraquiano.
Haider, amigo de longa data do ministro Naji Sabri e duro crítico da política norte-americana no Oriente Médio, foi questionado sobre se Sabri poderia contar com refúgio na Caríntia, onde o líder austríaco é governador, caso a liderança do Iraque fosse forçada a deixar o país.
"Sempre há espaço em minha casa para um amigo", respondeu Haider. Os dois são amigos desde que Sabri foi embaixador em Viena, na década de 1990.
No mês passado, Haider elogiou o presidente Saddam Hussein como sendo um visionário árabe.
O governador austríaco acusa os EUA de irem para uma guerra no Iraque por petróleo.
"Eu pessoalmente ficaria satisfeito se os iraquianos tivessem êxito em se defender desta agressão", disse Haider à revista.
03/04/2003 - 12h40

Nenhum comentário: