sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Conferência pela PAZ no Oriente Médio


DIPLOMACIA
[26/09/2007 - 13:55]
Abbas convida Lula para conferência da paz
O presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, convidou o presidente do Brasil para participar da conferência pela paz no Oriente Médio, que deve ocorrer em novembro nos Estados Unidos. Abbas também agradeceu ao Brasil por ter recebido refugiados palestinos.
Eles se encontraram ontem após abertura da assembléia da ONU em Nova York.
Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – O presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, agradeceu ontem (25), em Nova York, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o fato de o Brasil ter recebido refugiados palestinos em seu território.
Na última sexta-feira (21) desembarcou no país um grupo de 35 palestinos que morava no deserto da Jordânia e vai viver nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.
O encontro de Lula e do ministro de Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, com Abbas fez parte da agenda paralela à 62ª Assembléia Geral das Nações Unidas.
Segundo a assessoria do Itamaraty, Abbas afirmou que o gesto do Brasil, ao acolher os refugiados, traduz o empenho do país pela paz.
De acordo com a assessoria, Abbas demonstrou, no encontro, otimismo em relação ao avanço do processo de paz no seu país.
O presidente da Palestina convidou Lula para participar da conferência pela paz no Oriente Médio, que deve ocorrer no mês de novembro em Washington.
A conferência, que foi tema de um encontro na segunda-feira entre o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e Mahmoud Abbas, é uma iniciativa do governo norte-americano.
Os Estados Unidos, junto com União Européia, ONU e Rússia, integram o quarteto mediador da paz para o Oriente Médio.
Bush disse que os Estados Unidos vão trabalhar duro para que possa haver a criação de um estado palestino democrático que viva em paz com o seu vizinho Israel.
Segundo o Itamaraty, Abbas afirmou, no encontro com Lula, que seria importante a participação do Brasil na conferência como líder regional.
O presidente Lula, de acordo com a assessoria, já respondeu e disse ao líder palestino que vai participar sim do encontro.
Abbas também convidou o presidente do Brasil para visitar o seu país, a Palestina.
Lula nunca esteve na Palestina como presidente, mas Abbas já o visitou no Brasil.
Abbas participou da Cúpula de Países Árabes e Sul-Americanos que ocorreu em maio de 2005 em Brasília por iniciativa do presidente Lula.
Na época, em um encontro entre os dois chefes de estado, Lula já colocou o Brasil a disposição para colaborar com o país árabe no processo de paz na região.
Os dois líderes vem construindo uma relação estreita ao longo das suas administrações.
Abbas enviou cumprimentos a Lula quando ele foi reeleito e também o elogiou pela iniciativa de promover a Cúpula de Países Árabes e Sul-Americanos.
Em julho deste ano, Mahmoud Abbas enviou para Brasília um representante do seu governo, Musa Amer Odeh, para pedir ajuda e conselho do presidente Lula para o estabelecimento da paz no seu país.
O Brasil também enviou observadores para as eleições que ocorreram na Palestina em janeiro de 2005, quando foi eleito o presidente Mahmoud Abbas, e em janeiro do ano passado, na eleição de parlamentares locais.
A Palestina é membro da Liga dos Estados Árabe e a sede do seu governo fica em Ramallah.
O país enfrenta dificuldade de levar a economia adiante, em função dos conflitos locais, mas tem como principais atividades produtivas a agricultura, a indústria alimentícia, de calçados, a exploração de minérios e o setor mobiliário.
No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) da Palestina, soma de todas as riquezas, alcançou US$ 4,7 bilhões.

Nenhum comentário: