sábado, 22 de setembro de 2007

ACONTECEU...

06/03/2003 - 07h07
Saddam diz que EUA podem ter novo Vietnã no Iraque
da BBC, em Londres
Num discurso a oficiais do Exército, o Presidente iraquiano, Saddam Hussein, disse que a ordem da ONU (Organização das Nações Unidas) para destruir seus mísseis Al Samoud 2 é uma tática para desmoralizar o povo iraquiano antes de uma possível ofensiva contra o país.
Saddam disse aos oficiais que eles eram seus mísseis Al Samoud 2 (que superam os 150 km estipulados pela organização) e que os Estados Unidos experimentariam um outro Vietnã se decidissem atacar o Iraque.
"Eles deveriam levar o Vietnã em consideração ao planejar sua estratégia em relação ao Iraque, (analisando) por que e como eles foram descobertos (no Vietnã)", disse Saddam.
"Eles não alcançaram nenhum de seus objetivos com sua política de pânico. Nem no Afeganistão, embora haja uma diferença entre nós e o Afeganistão", afirmou.
Saddam prefere morrer a abandonar o Iraque
BAGDÁ - O presidente do Iraque, Saddam Hussein, prefere morrer a abandonar seu país e não vai ordenar a destruição de poços petrolíferos e represas iraquianas se o território nacional for atacado.
Essas são algumas das declarações que Saddam fez ao jornalista americano Dan Rather, âncora da TV CBS - na segunda entrevista dele em 12 anos. http://www.estado.estadao.com.br/editorias/2003/02/27/int013.html
do Estadão 27.02.03
Saddam diz que não fará concessão para evitar guerra
O ditador iraquiano, Saddam Hussein, disse nesta quarta-feira que o povo iraquiano não deseja uma guerra contra os Estados Unidos e que seu governo estaria disposto a evitar o conflito, se o preço não fosse a independência do país.
"Nós não faremos concessões sobre nossa independência, dignidade e direito de viver como homens livres agindo livremente", disse Saddam, durante um encontro com o líder do Partido Comunista Russo, Gennady Zyuganov.
da Veja On-line 19.02.03
Saddam decreta proibição de armas de destruição em massa
"O presidente iraquiano, Saddam Hussein, proibiu, hoje, por decreto, a produção e a importação de armas de destruição em massa, horas antes de uma reunião crucial do Conselho de Segurança da ONU sobre o desarmamento do Iraque."
Folha Online 14.02.2003
Eixo Paris-Berlim?
"A inquebrantável decisão do presidente americano, George W. Bush, de atacar o Iraque para forçá-lo a se desarmar - ou para pôr as mãos no petróleo de Saddam Hussein..." http://www.terra.com.br/istoe/1742/internacional/1742_eixo_paris_berlim.htm
da Isto É 17.02.03
EUA elevam nível de alerta para atentados terroristas
WASHINGTON - O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos elevou para laranja o nível de alerta para atentados terroristas, logo em seguida a um pronunciamento em que o presidente George W. Bush deu a Saddam Hussein 48 horas para deixar o Iraque ou enfrentar a guerra.
Da Globonews 17.03.03
Iraque rejeita ultimato americano
Uday Hussein, filho mais velho do ditador iraquiano e responsável por uma parcela importante do sistema de defesa do país, rejeitou veementemente, nesta terça-feira, o ultimato imposto pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.
Em resposta ao discurso do americano, que pediu para Uday abandonar o país junto com seu pai e seu irmão, o filho de Saddam prometeu travar uma batalha sangrenta contra os invasores.
da Veja On-line 18.03.03
Bagdá, ex-centro da civilização, na mira dos EUA
Para os 280 mil soldados norte-americanos e britânicos preparados para atacar o Iraque, a empoeirada cidade de Bagdá, às margens do rio Tigre, pode ser apenas um alvo na batalha.
Mas a "cidade dos califas", que já foi a capital do mundo islâmico durante centenas de anos, tem forte influência em milhões de árabes e orgulho de sua história e cultura. http://www1.folha.uol.com.br/folha/reuters/ult112u29826.shtml
da Folha Online 18.03.03
Bombardeio ameaça berço da civilização
Há mais de 5 mil anos, entre os Rios Tigre e Eufrates, surgia a civilização.
Em sua aurora, ela foi moldada pelos impérios que habitaram a região da Mesopotâmia. Assírios, ao norte, e babilônios, ao sul, nos deixaram como herança riquezas muito mais valiosas do que objetos antigos.
do Estadão 16.03.03
Para salvar os tesouros do Iraque
Monumentos antigos poderão correr o risco de ser destruídos por bombas americanas numa guerra no Iraque.
Já houve uma reunião de arqueólogos com o Pentágono e o Departamento de Estado para ajudar a identificar os locais mais importantes, num esforço de poupá-los.
do Estadão 16.03.03
Ultimato de Bush é criticado por vários países
A decisão do presidente americano, George W. Bush, de abandonar o processo diplomático na ONU (Organização das Nações Unidas) para resolver a crise do Iraque e dar ultimato de 48 horas ao presidente iraquiano Saddam Hussein foi criticada por vários líderes políticos do mundo.
da BBC Brasil 18.03.03
Guerra só interessa aos EUA, diz Saramago
"O único país a quem a guerra hoje realmente interessa é os Estados Unidos. O seu projeto imperial e neo-colonial precisa dela para se consolidar."
As palavras são do escritor português José Saramago, 80, Prêmio Nobel de Literatura de 1998, um homem que não costuma se refugiar no silêncio quando as situações políticas agravam a incompreensão entre os homens e proliferam a injustiça social.
da Folha Online 24.02.03
Papa pede ao Iraque que aceite "compromissos concretos"
"O papa João Paulo 2º pediu hoje ao vice-primeiro-ministro iraquiano, Tareq Aziz, durante uma audiência privada no Vaticano, que o Iraque aceite "compromissos concretos" para o respeito às resoluções da ONU, informou a Santa Sé."
da Folha Online 14.02.2003
A Santa Sé contra Bush
As palavras - secas e diretas - não são daquelas que normalmente se escutam na boca de um diplomata experiente. Mas, na noite de segunda-feira 24 de fevereiro, o objetivo do ministro das Relações Exteriores do Vaticano não era o de lançar sutis sinais às chancelarias; por intermédio dele, o papa João Paulo II queria deixar claro o que a Igreja Católica pensa do anunciado, e cada vez mais provável, ataque dos Estados Unidos contra o Iraque. http://cartacapital.terra.com.br/site/exibe_materia.php?id_materia=528
da Carta Capital 05.03.03
Pacifistas chegam a Bagdá para servir de 'escudo humano'
"BAGDÁ - Dezenas de pacifistas do Canadá, Grã-Bretanha, Espanha, Itália e Turquia começaram a chegar ontem à capital iraquiana para participar do movimento dos "escudos humanos".
Eles ficaram em potenciais alvos ilitares, esperando assim evitar um ataque àquele país, liderado..."
do Estadão 14.02.03

Nenhum comentário: