domingo, 12 de abril de 2009

ORAÇÃO DO PREGADOR


Como não pode o mar oferecer água doce, ou a tamareira produzir um figo, ainda que único, nada poderei oferecer aos meus irmãos, senão o que trago dentro de mim.

Assim, antes que lhes possa falar, é necessário que ouça o meu próprio íntimo. Oxalá tenha guardado os meus sonhos de menino, para que lhes possa devolver a esperança; e saiba aproveitar as desilusões da maturidade, para que não os lance em loucos devaneios.

É grande a responsabilidade daquele cujas palavras são ouvidas.

Porque as palavras de um homem não são apenas a expressão das suas idéias, mas sementes de idéias para os ouvintes.

Assim, aquele que nada tenha a dizer mais sábio seria se calado ficasse; e oferecesse apenas o testemunho dos seus atos. Pois as nossas ações são mais expressivas que as nossas palavras.

Que se cale, pois, a minha voz, quando me visitar a amargura; para que dentro de mim permaneça ela encerrada. E que as palavras fluam, quando me animar a felicidade, para que dela todos compartilhem.

Que não seja a minha voz como o vento agressivo, que torna desolada a terra; mas como a brisa amiga, que faz a planta brotar.

Permita o Pai que em mim exista a verdadeira paz, e que da minha boca brotem expressões da verdadeira sabedoria; para que eu as possa dividir com os meus irmãos.

Como o beduíno, no deserto, reparte a sombra meiga e amiga das árvores que aformoseiam o oásis. Pois somos todos beduínos e é incessante a marcha da nossa caravana, como é única a nossa direção.

Entre o raiar do dia e o cair da noite, atravessamos o deserto dos nossos próprios enganos, e o sono nos recupera para uma nova travessia; e haverá em cada uma um oásis de paz, para que possamos suportar a sede das frustrações.

Que sejam, pois, as minhas palavras como a água que retempera, a brisa que refresca, a lua que faz sonhar, e as canções que fazem sentir.

Para que eu seja digno de falar em nome do Pai.

2 comentários:

Lúcia Laborda disse...

Oie querida, obrigada pela visita no site: www.vidaalmaepoesia.com/decoracaopracoracao e pelo carinho! Esse texto, realmente é maravilhoso! Aliás todos os textos do escritor Flávio Cruz, merecem todos os elogios possíveis!
Beijos

Bernardete Baronti disse...

Eu que agradeço por suas amáveis palavras.
O escritor Flávio Cruz se encontra dentre os meus favoritos.
Que suas palavras de Sabedoria possam envolver e encantar a todos... SEMPRE!


Sinceramente,
Saudações.